Dados do sistema apontam que foram homologados 5.224 empreendimentos desde que o uso do Sinaflor se tornou obrigatório, em 2 de maio de 2018. Cerca de 2,5 mil projetos estão em tramitação em diversos órgãos ambientais e 942 autorizações foram emitidas pelo sistema nacional.
O Ibama realiza capacitações presenciais sempre que há solicitação dos órgãos competentes. Neste ano, 420 empreendedores, consultores e servidores do Instituto e de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente receberam treinamento em Rondônia, Paraná, Paraíba, Alagoas e Roraima para uso do Sinaflor.
Em fevereiro, o Ibama inaugurou plataforma de Ensino a Distância (EaD) para capacitar novos operadores. Ao realizar o cadastro no site do Instituto o interessado tem acesso a manuais, apostilas, videoaulas, fórum de notícias e chat com outros alunos, entre outros recursos de aprendizagem.
A obrigatoriedade de um sistema nacional integrado para a gestão florestal no país foi estabelecida pela Lei 12.651/2012. O Sinaflor controla a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, rastreando autorizações de exploração, transporte, armazenamento, industrialização e exportação.
Mais informações:
Plataforma de Ensino a Distância Sinaflor
Fonte: IBAMA