Sustentabilidade é um conceito que envolve a capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. É um assunto extremamente importante e urgente, já que o mundo enfrenta desafios cada vez maiores em relação às mudanças climáticas, à escassez de recursos naturais e à perda de biodiversidade.
O Greenwashing, por sua vez, é uma prática de marketing que busca criar uma imagem positiva de uma empresa, marca ou produto em relação à sustentabilidade, sem que isso seja realmente verdadeiro. Ou seja, é uma forma de enganar os consumidores, fazendo com que eles acreditem que estão comprando produtos ou serviços sustentáveis, quando na verdade não é bem assim.
Esta atitude pode ser feita em seu discurso, através de anúncios, propagandas sobre ser sustentável e até mesmo dizer que fez ações que não saíram do papel.
As empresas que fazem isso, mesmo que de maneira não intencional, tem como objetivo relacionar a sua imagem como o tipo de lugar que se é eco-friendly sem ter que fazer esforço para cumprir com medidas e soluções relacionadas a impactos ambientais.
Fique ligado!
Quando se trata de ser sustentável, é extremamente importante ser verdadeiro em suas ações e palavras.
Ao falar sobre ações sustentáveis que a sua empresa fez ou irá fazer, mostre também algum tipo de documentação ou explicação do efeito que aquilo terá no meio ambiente e porque é importante.
Assim, o seu público ficará bem informado e criará um vínculo de confiança muito forte com você!
Lembre-se que você está criando uma relação de cuidado com a sociedade e não deve fazer promessas que não conseguirá cumprir.
Faça metas pé no chão e apenas divulgue aquilo que você realmente acha que conseguirá fazer. E, caso chegue no final do prazo e a sua empresa ainda não conseguiu finalizar, tudo bem. Dê uma satisfação para as pessoas que acompanham os seus projetos.
Essa ação é necessária para mostrar que você realmente se importa e está fazendo o possível para melhorar.
A empresa pode ser de pequeno, médio ou grande porte: iniciativas sustentáveis devem ser tomadas.
Certifique-se de colocar as medidas em prática e tirá-las do papel.
É um processo que não é feito da noite para o dia, por isso, comece o quanto antes para que você seja o resultado esperado.
Às vezes, escolhas sustentáveis podem representar impactos ambientais maiores do que o atual.
Ser sustentável quando se usa recursos ambientais significa usá-los de maneira consciente. Portanto, fique atento para não compensar em uma área e acabar por compensar na outra.
São diversos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e diversos deles são voltados para o meio ambiente, como por exemplo: água potável e saneamento, energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança do clima, vida na água, vida terrestre.
Praticar o greenwashing pode realmente ferir a reputação da empresa e fazer com que os clientes percam a confiança na marca. Por isso, é recomendado que as empresas realmente sigam as dicas para que consigam provar aquilo que estão falando – e também, para realmente ajudar o meio ambiente.
É um processo que pode ser longo e agora é a hora de realmente arregaçar as mangas e agir para implementar boas práticas na sua empresa com mais consciência sobre o futuro no nosso planeta.
Criado com o objetivo de ajudar na análise de dados e no gerenciamento de processos, licenças ambientais, condicionantes, tarefas e programas ambientais, o Onegreen veio como uma forma de tornar a sua vida mais fácil e prática.
Ao utilizar o melhor software de gestão de licenciamento ambiental do mercado, você consegue:
Faça como outros grande nomes do mercado e junta-se ao Onegreen