Devido a necessidade de unir o desenvolvimento econômico com a preservação do meio-ambiente, foi criado o licenciamento ambiental, uma maneira de garantir a proteção dos ecossistemas.
Ele apoia o desenvolvimento tanto social quanto econômico do Brasil e foca em manter a sustentabilidade. Portanto, dependendo do ramo, ter um licenciamento ambiental é necessário para a sua empresa.
Fazer todo o gerenciamento das licenças ambientais e a adequação às boas práticas pode se tornar um grande desafio, dependendo do ramo em que a sua empresa atua.
E é por isso que se faz fundamental o uso de um sistema de gestão ambiental.
Com esse software, você consegue visualizar indicadores, criar tarefas e ter uma boa visão de todo o processo importante dentro da sua empresa. E o melhor, de maneira automatizada.
Continue lendo para entender como adotar um software de gestão ambiental para melhorar a rotina da sua empresa.
Com o objetivo de manter um controle das atividades que podem afetar o meio ambiente, o governo exige que seja solicitado um licenciamento ambiental para quaisquer empresas que utilizam recursos naturais, poluentes e que, de alguma forma, causem algum tipo de degradação.
Para isso, existem diversas condições, restrições, condicionantes que devem ser seguidas para que as empresas possam atuar no seu negócio. É muito importante que estas licenças estejam sempre em dia, pois atuar com a ausência delas pode resultar em várias penalidades.
Dessa forma, é feito um monitoramento das atividades que impactam o meio ambiente, de maneira que possa existir uma compensação por parte das empresas.
Ou seja, o licenciamento ambiental é obrigatório e deve ter um acompanhamento jurídico e técnico para que a sua empresa possa atuar no mercado e realizar diferentes atividades.
Continue lendo este artigo para entender a melhor maneira de gerenciar todas as suas licenças ambientais e as condicionantes que a sua empresa deve ter.
Empresas dos ramos agropecuário, mineral, industrial, energia, saneamento, construção, empreendimentos turísticos, ou seja, qualquer empresa que faça o uso de recursos naturais precisa de um licenciamento ambiental para que o negócio seja viável.
E, com isso, a empresa deve seguir diversas condições, restrições, condicionantes e medidas de controle.
Um prazo perdido e/ou uma condicionante não cumprida podem comprometer a operação, acarretando atrasos, aumento dos custos, multas e, até, a suspensão da atividade.
Para obtenção e manutenção das licenças, a empresa assume junto ao órgão ambiental uma série de compromissos, as chamadas condicionantes, com vistas à conformidade e sustentabilidade ambiental do empreendimento.
Além disso, são diversas licenças que devem ser obtidas em diferentes fases do empreendimento. E um software de gestão ambiental te ajuda nessa organização.
E, por isso, a continuidade da operação de uma empresa também depende de uma gestão eficiente de todo o processo de licenciamento ambiental.
Com o uso do software, o gestor tem à mão um panorama da real situação de cada processo de licenciamento ambiental, com gerenciamento simultâneo de diversos empreendimentos.
Ele pode utilizar o sistema para subsidiar a tomada de decisão, apresentação de resultados em reuniões e auditorias, internas e externas, assegurando transparência à gestão ambiental.
Diante dos acontecimentos recentes, a tendência é que o processo de licenciamento ambiental torne-se cada vez mais rigoroso e, quanto maior a exigência, maior a dificuldade para geri-lo de forma eficiente.
Por isso, a importância de otimizar os processos e obter acesso às informações ambientais a qualquer hora e lugar por meio de um software especializado para gestão do licenciamento.
A solução simplifica a gestão de todo o processo desde os protocolos iniciais junto aos órgãos competentes até a obtenção e/ou renovação das licenças.
Todos os documentos relacionados, o monitoramento das condicionantes, a emissão de relatórios com status das licenças e registro de evidências da execução e efetividade das condicionantes são arquivados e salvos para que você sempre tenha acesso ao histórico.
O Onegreen assegura a gestão eficiente do licenciamento ambiental, ao possibilitar:
– o monitoramento contínuo de protocolos e prazos das licenças;
– o acompanhamento dos estudos ambientais vinculados aos empreendimentos;
– a centralização dos documentos relativos ao licenciamento;
– o controle pleno das atividades e condicionantes relacionadas às licenças;
– o envio de alertas, via e-mail, aos responsáveis pelas atividades e condicionantes;
– a emissão de relatórios diversos, tais como cumprimento das condicionantes, cronogramas de projetos, programas ambientais, por usuário ou unidade operacional;
– a consulta ao status de qualquer etapa do processo de licenciamento ambiental;
– a tomada de decisões assertivas baseadas em dados confiáveis.
O Onegreen também permite o gerenciamento simultâneo de diversos empreendimentos, monitorando todas as informações relativas ao licenciamento e mantendo registros atualizados de cada etapa do processo, acessíveis a qualquer hora e lugar.
Ter um software de gestão ambiental viabiliza o panorama da real situação de todos os processos de licenciamento ambiental, evitando multas, perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais, recusa de financiamentos e, até mesmo, suspensão de atividades.
Assim, a equipe responsável pode se dedicar a análises mais estratégicas para a organização.
Nós te damos a segurança que você precisa para que consiga gerir o seu negócio de maneira mais organizada e tendo todo o apoio necessário.
Conheça o Onegreen, o software especializado para a gestão dos processos de licenciamento ambiental que você precisa!