Há mais de uma década, a Mineração Usiminas busca garantir que as operações estejam alinhadas às melhores práticas ambientais, adotando inovação e tecnologia. Uma conquista recente foi a implantação do software Onegreen, especializado na gestão de todo o processo de licenciamento ambiental.
A parceria entre as áreas de Tecnologia da Informação e Meio Ambiente resultou em mais uma importante ferramenta disponível na Mineração Usiminas, com a implantação do sistema Onegreen. Consolidada a partir do trabalho conjunto das duas equipes, a iniciativa facilitou a gestão dos nossos compromissos com o meio ambiente. O que isso representa?
O analista de TI, Álvaro de Sousa, explica que o programa garante maior confiabilidade e disponibilidade para gerenciamento e armazenamento de dados e documentos legais. “O que antes era feito em uma planilha, agora pode ser executado com o auxílio de um sistema que nos dá várias possibilidades”, afirma.
Gerir as evidências dos requisitos legais de licenciamento, a geolocalização dos compromissos, envio de mensagens para lembrar condicionantes com datas próximas de vencimento, emitir relatórios de cumprimento dos quesitos são alguns dos destaques entre os benefícios proporcionados pelo programa.
“Demos um passo significativo com a implantação do Onegreen. O sistema vai nos dar mais suporte para o controle dos processos de licenciamento e monitoramento de condicionantes, além de ser um grande aliado no cumprimento dos compromissos da nossa Agenda ESG”, comemora a analista de Meio Ambiente, Greiciele Barboza.
Quem é a Mineração Usiminas?
A Mineração Usiminas nasceu de uma joint venture entre a Usiminas e o grupo japonês Sumitomo Corporation, em 2010. A empresa se posiciona como importante fornecedora de minério para o mercado nacional e internacional. Oferecer minério de ferro de alta qualidade, usando inovação e tecnologia, com segurança e respeito ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Itatiaiuçu e região. Esse é o objetivo da Mineração Usiminas S/A.