Para quem não conhece a nossa história, o software Onegreen foi idealizado em 2009, em parceria com uma grande mineradora, de origem brasileira e com atuação internacional. Do levantamento de requisitos ao desenvolvimento da solução, especialistas em Meio Ambiente e em programação se reuniram para viabilizar um software que contemplasse toda a gestão dos processos de licenciamento ambiental.
Após dois anos de muito trabalho, tinha chegado a hora de apresentar o resultado para a área de Tecnologia da Informação (TI) do cliente, que precisava validar para dar início à implantação. Imaginávamos que o processo seria simples, tendo em vista que a solução era exatamente o que área de negócios precisava. Mas não foi exatamente assim: a TI informou que seria necessário realizar um processo formal de compra, consultando outros fornecedores.
Não foi encontrado um produto semelhante no mercado e a decisão da TI foi rejeitar o contrato da solução proposta e substituí-la, inicialmente, por uma especificação técnica, apresentada por uma renomada multinacional de software.
Tínhamos, então, uma solução pronta, mas sem o principal cliente, para quem todas aquelas funcionalidades tinham sido desenvolvidas, quase que sob medida. Sabíamos da qualidade do software em função da expertise aplicada ao desenvolvimento, tanto da perspectiva técnica quanto da ambiental, acreditávamos na potencialidade dele para qualquer empresa que administrasse processos de licenciamento ambiental, mas não havia um case de sucesso, que corroborasse os argumentos de venda.
Em meados de 2011, iniciamos a negociação com a mineradora AngloGold Ashanti e, após o contrato assinado, a implantação foi realizada em 2012. Temos muito a agradecer à AngloGold, pois o produto ainda necessitava de muitas melhorias para, de fato, estar pronto. A parceria foi um sucesso e, na sequência, fechamos negócio com outras mineradoras: Paragominas (Norsk Hydro), Ferrous Resources e Bauminas.
Com a melhoria contínua proposta pelos clientes, a solução foi ganhando robustez e novos adeptos. Do segmento de mineração, expandiu-se para os setores de construção, energia, indústrias alimentícia e química, metalurgia, óleo e gás, portos, saneamento – privado e público (SAE, DAE) e, também, siderurgia.
E, foi assim, que um software recusado pela área de TI de um cliente parceiro na idealização se tonou líder em seu segmento de atuação. Há 10 anos no mercado, o Onegreen conquistou dezenas de clientes, que gerenciam centenas de projetos, milhares de licenças e um incontável número de condicionantes.
Recentemente, lançamos a versão LITE, que também já é um sucesso, especialmente em organizações que lidam com processos de licenciamento menos complexos e em consultorias ambientais.
Se quiser conhecer mais sobre o Onegreen, fale conosco!
Acesse nosso site: www.onegreen.com.br ou ligue: (31) 2520 3730