A tendência nos últimos tempos é de que as construtoras se tornem mais sustentáveis e coloquem mais verde em suas obras. E é por isso que o licenciamento ambiental na construção civil é tão importante.
Conseguir uma licença ambiental é um processo burocrático, porém, necessário para que a empresa consiga agir de maneira preventiva e conciliar as suas atividades junto com questões para preservar o meio-ambiente.
Fazer um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e/ou Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é necessário para escolher o local onde a obra será feita e reduzir custos, além de garantir a preservação do ambiente, afinal, mesmo uma intervenção pequena pode gerar alterações no ecossistema.
Continue lendo para saber mais sobre o licenciamento ambiental e como você pode gerenciar suas licenças da melhor forma e evitar multas.
Existem dois grandes motivos pelos quais as empresas de construção precisam obter licenças ambientais: políticas públicas sustentáveis e a qualidade de vida do consumidor moderno.
Seguir as normas de licenciamento ambiental incluem desde a reciclagem de resíduos e também do uso de materiais ecológicos para a proteção do meio ambiente. Tanto antes, durante e depois da obra.
É uma nova forma de pensar e de se desenvolver.
Ao realizar os estudos antes de dar início às obras e diante da obtenção do licenciamento ambiental a empresa consegue prever diversos fatores e evitar problemas como:
Dessa forma, é possível promover um projeto sustentável e eficiente, ao captar e reutilizar materiais. Além de fazer o uso dos recursos de maneira mais eficaz.
Ao fazer esse gerenciamento de resíduos, a empresa passa a ser bem vista aos olhos do mercado e das pessoas da comunidade, pois mostra preocupação com a qualidade de vida e com o meio ambiente.
O licenciamento ambiental é uma forma do poder público ter uma visão macro das atividades feitas e dos recursos naturais que estão sendo usados em determinadas regiões.
Ou seja, é uma forma de gestão para a preservação do meio ambiente.
Esse controle é feito através de condicionantes que o órgão responsável solicita que a empresa faça e, ao cumprir estas requisições, a licença ambiental continua sendo válida, podendo ser prorrogada e renovada sem maiores problemas.
Porém, perder prazos de renovação ou o não cumprimento destas condicionantes é considerado crime e pode gerar multas, as atividades realizadas pela empresa podem até mesmo serem interrompidas, gerando um prejuízo enorme para os investidores e para o negócio de maneira geral.
Além disso, dar início a uma obra sem que tudo esteja regularizado com os órgãos responsáveis pode gerar problemas na hora de conseguir incentivos fiscais e financiamentos.
Não estar com a sua documentação em dia pode realmente prejudicar a sua empresa.
Agir de acordo com as leis municipais, estaduais e federais pode ser um grande diferencial em relação à concorrência e também fazer com que você se destaque diante dos investidores.
Não deixe que a sua empresa fique para trás e seja prejudicada por causa disso.
Com um software de gestão pensado especificamente para o licenciamento ambiental, você consegue fazer todo o gerenciamento das suas condicionantes, tarefas, emitir relatórios e também acompanhar a validade das suas licenças.
Assim, você evita multas e tem um controle melhor de todo o processo.
O Onegreen é a ferramenta simples e prática de usar para tornar o seu dia-a-dia mais tranquilo, independente do tamanho do seu negócio.