Antes de mais nada, você sabe para que serve um software de gestão do licenciamento ambiental?
Sabemos que a viabilidade da operação de uma empresa potencialmente poluidora está condicionada a prévio licenciamento ambiental, concedido pelo órgão competente, que estabelece condições, restrições e medidas de controle a serem cumpridas pela empresa.
Processo de licenciamento este, em geral, lento, oneroso e complexo, já que contempla as licenças: prévia, de instalação e operação, obtidas sequencialmente conforme as fases do empreendimento.
Para obtenção e manutenção das licenças, a empresa assume junto ao órgão ambiental uma série de compromissos, as chamadas condicionantes, com vistas à conformidade e sustentabilidade ambiental do empreendimento. Um prazo perdido e/ou uma condicionante não cumprida podem comprometer a operação, acarretando atrasos, aumento dos custos, multas e, até, a suspensão da atividade.
E, por isso, a continuidade da operação de uma empresa também depende de uma gestão eficiente de todo o processo de licenciamento ambiental.
A dúvida que surge então é: Como gerenciar tantas informações sensíveis e estratégicas, sem falhas?
É exatamente para isso que serve um software especializado para gestão do licenciamento, que apoia tanto a obtenção quanto a renovação das licenças, além de possibilitar:
Os prazos são marcos críticos do processo de licenciamento, com impacto sistêmico. A emissão de alertas por e-mail, com antecedência determinada pelo usuário, é crucial para encadeamento das ações necessárias para cumprimento das exigências ambientais, seja para submissão de projetos e estudos ambientais, execução periódica das condicionantes ou renovação das licenças.
A preparação de relatórios de gestão pode tomar muitas horas de trabalho de um profissional, que, constantemente, é obrigado a fazer escolhas entre quais atividades executar, adiar ou, mesmo, deixar de lado na típica rotina de excesso de responsabilidades. A emissão automática de relatórios pelo software simplifica o dia a dia desse profissional, permitindo-lhe focar em análises mais estratégicas.
Além dos benefícios citados, com o uso do software, o gestor tem à mão um panorama da real situação de cada processo de licenciamento ambiental, com gerenciamento simultâneo de diversos empreendimentos. Ele pode utilizar o sistema para subsidiar a tomada de decisão, apresentação de resultados em reuniões e auditorias, internas e externas, assegurando transparência à gestão ambiental.
Diante dos acontecimentos recentes, a tendência é que o processo de licenciamento ambiental torne-se cada vez mais rigoroso e, quanto maior a exigência, maior a dificuldade para geri-lo de forma eficiente.
Por isso, a importância de otimizar os processos e obter acesso às informações ambientais a qualquer hora e lugar por meio de um software especializado para gestão do licenciamento.
Quer saber mais? Clique aqui e fale conosco.